Nota Preliminar
 

Nesta página encontra-se informação sobre as Reuniões Internacionais de História da Náutica, a primeira das quais teve lugar em Coimbra, em 1968. Um grupo de historiadores portugueses profundamente envolvidos no estudo dos aspectos ténicos da navegação (Armando Cortesão, Luís de Albuquerque eAvelino Teixeira da Mota) considerou que estas matérias eram praticamente ignoradas nos Colóquios Internacionais de História Marítima, que Michel Mollat du Jourdin organizava desde os anos cinquenta.
Desde os seus inícios, estas Reuniões têm a Náutica, a Cartografia Náutica e a Arqueologia Naval como temas centrais.
Estão publicados até agora 12 volumes de Actas com mais de 5000 páginas, a cujos índices se pode aceder por esta via, e esta página pretende ainda ser o veículo de informação sobre a Comissão Internacional e as suas Reuniões.


Para se tornar membro da Comissão deve fazer o download da ficha de registo (DOWNLOADS>ICHNS-Membership form) e preenchê-la. A quota para 2012/13 é de 20€/25USD.
Cada Reunião de História da Náutica é organizada por uma comissão responsável pelo programa científico da mesma, mas para participar com comunicação é necessário ser membro da Comissão Internacional.